Atelier


 "Por trás da Capa Vermelha"




☆☽Se uma história é uma semente, então nós somos o seu solo☾☆

O propósito deste atelier é compreender como os Contos de Fadas, neste caso concreto, O Capuchinho Vermelho, provê mensagens fundamentais de sabedoria para descobrir, fortalecer e enaltecer as instâncias psíquicas do feminino e masculino, permitindo sentir e aperceber-nos do potencial vital inerente ao facto de sermos mulheres.

Como ponto de partida uma “leitura vital” do Conto de Fadas, O Capuchinho Vermelho construindo um espaço de interacção grupal, seguindo os planeamentos da ‘Psicocriatividade’.

Um convite para explorar o Ser Mulher através dos Contos de Fadas usando varias técnicas de expressão corporal, plástica, escrita procurando que as participantes vivam uma experiencia de aprendizagem e o reconhecimento dos aspectos da interioridade feminina que travam o nosso crescimento e ao mesmo tempo descobrir, (re)valorizar ou começar a considerar, outras dimensões da maturidade existencial, recuperando assim a sabedoria valente e intuitiva da mulher que assume com autonomia e convicção o curso da sua vida.

Este atelier é um espaço de confiança e respeito entre mulheres para re-conectar com o útero, centro do poder feminino, físico e simbólico. Para conectar com a nossa ciclicidade e triplicidade como fonte de sabedoria e força interior como mulher. E com os contos que nos habitam, fonte de sabedoria e intuição. 


Alguns dos assuntos abordados:

Através de uma roda de palavras, o conhecimento antropológico, a consciência do poder dos símbolos e dos rituais e a expressão da escrita e pintura criativa neste atelier podemos.
  • O Conto da Capuchinho Vermelho (Origens, estrutura, simbologia, efeito...).
  • Explorar os momentos da viagem da mulher cíclica e heróica. Recuperar o papel ancestral da mulher como conhecedora e cuidadora dos mistérios da vida e da morte, a que acompanha, sustem, preserva, conhece e cuida.
  • Desprender-nos de sentimentos de inadequação, medo, culpa e desejo de recuperar o nosso lugar no mundo.
  • Re-conectar com o feminino profundo, regressar a celebração dos rituais de passagem e dos ciclos vitais da mulher: 1ª menstruação, maternidade, menopausa e morte.

Para saberes por onde anda a minha capa vermelha, clica aqui para ver a agenda. 

Sem comentários:

Enviar um comentário