De que cor é o amor?


Amor de todas as cores
Sessão de contos para todos
com Capuchinho Vermelho

O amor não é preto nem branco… o amor esta cheio de cores e nuances…. Cada ser humano tem o direito a amar e ser amado seja qual for a forma ou a cor do seu amor… Cada ser humano tem direito a ser respeitado independentemente de ser homem ou mulher e tem direito a escolher livremente as cores dos lápis com os que querer desenhar a sua vida. Amor de todas as cores é uma sessão de contos tecida com histórias que tem a diversidade afecto-sexual, diversidade familiar e a igualdade de géneros como temática central porque o amor é da cor do Arco-íris. 





Amor de todas as cores
Sessão de contos para todos
com Capuchinho Vermelho


Se o Pequeno Polegar tivesse sido criado por duas mamãs ou a Bela Adormecida não tivesse casado com o príncipe porque se apaixonou por uma princesa, a nossa concepção do amor seria outra?

E se o Capuchinho Vermelho não fosse uma menina ingénua que cai na lábia de qualquer Lobo ou se a Cinderela não procurasse um príncipe para lhe resolver os problemas e preencher o espaço que há nela. Os conceitos de género seriam os mesmos?

O amor não é preto nem branco… o amor esta cheio de cores e nuances…. Cada ser humano tem o direito a amar e ser amado seja qual for a forma ou a cor do seu amor… Cada ser humano tem direito a ser respeitado independentemente de ser homem ou mulher e tem direito a escolher livremente as cores dos lápis com os que querer desenhar a sua vida. Amor de todas as cores é uma sessão de contos tecida com histórias que tem a diversidade afecto-sexual, diversidade familiar e a igualdade de géneros como temática central.  

Com humor vamos explorar estas temáticas através dos contos e pensar que talvez as coisas não sejam apenas pretas ou brancas. Se os contos podem ter outras historias a vida também! 

Características da sessão

Sabe que contar histórias tem uma finalidade?
“O processo de as contar é, em si mesmo, um processo curativo, em parte por haver alguém que está ali a gastar o seu bocado para lhe contar uma coisa significativa. E está a gastar o seu bocado porque lhe pode “estender uma mãozinha”, ajudar na sua vida, talvez, mas sem se querer aproximar para lhe dar conselhos.
Ou por outra, quer realmente dar-lhos, sim, mas de uma maneira que se torne inseparável de todo o seu ser – de si, que o escuta.
É isso que fazem as histórias.
Desde que as perceba e as assimile, as histórias são diferentes dos conselhos porque se transformam numa das substâncias da sua alma. É por isso que as histórias o curam.”

Alice Walker,  numa entrevista acerca do seu trabalho em Common Bounfary, 1990.

Amor de todas as cores é uma sessão de contos que pretende fazer pensar, reflectir, debater (interna/externamente) sobre a diversidade afecto-sexual e entender esta diversidade não apenas como as práticas sexuais, mas como todos os elementos que compõem a sexualidade humana, de forma ampla, ou seja, as nossas vivências – sexuais ou não; as nossas práticas habituais que aprendemos e incorporamos ao longo da vida, os nossos desejos e afectos, os nossos comportamentos e maneiras como nos vemos a nós mesmos e nos mostramos para os outros.

Os contos narrados nesta sessão exploram (Directa/Indirectamente) as seguintes temáticas:


               Direitos das Crianças/Família
               Direitos Humanos
              (Des)Igualdades de Género
              Homossexualidade
              Sexualidades

Estes são os temas propostos, contudo poderão ser trabalhados outros, de acordo com as necessidades e interesses do grupo.

A sessão pode adaptar-se a vários contextos e assumir várias formas:

1-Sessão de contos em contexto escolar/educativo (pode ser em parceria com associações LGBT, Feministas, Igualdade de Géneros e sexualidade ou outras).

§         Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o respeito pela diferença e pela Igualdade e empoderá-los/as, construindo-se como sujeitos e agentes da sua própria mudança;
§         Contribuir para a tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos;
§         Capacitar os/as jovens na recusa afectiva da violência como forma de relacionamento entre seres humanos sensibilizando para novos comportamentos e prevenindo a violência de género e contra LGBT’s.
§         Desenvolver com os/as jovens valores, atitudes e princípios saudáveis, no sentido de os capacitar a construir relações afectivas, de amizade e de trabalho assentes no respeito por si mesmos/as e pelos/as outros/as;
§         Ajudar à integração de crianças filhas de pessoas LGBT, disseminando simultaneamente os valores da igualdade e não-discriminação;  
§         Contribuir para o reconhecimento social de famílias LGBT.

2- Sessão de contos para jovens e adultos em contexto “lúdico/recreativo”.

«E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos? Seriamos realmente capazes de aprender o que, desde há muito tempo andamos a ensinar?» José Saramago. 


Outras Informações
Aida Suárez



Sem comentários:

Enviar um comentário